Pesquisar este blog

domingo, 25 de agosto de 2013

Financiamento Imobiliário


Sem dúvida nenhuma, a melhor forma de aquisição de um bem é o pagamento à vista pois. Além de não pagar juros terá grande poder de barganha podendo escolher entre um número maior de opções, pleiteando desconto, e até mesmo financiando uma pequena parte. Com imóveis não é diferente.
Mas como nem sempre isso é possível, a maioria das pessoas recorre ao financiamento bancário. Com muita propaganda, divulgado na TV e todas as mídias pelas instituições financeiras e, atualmente oferecendo muitas facilidades. Mas não devemos esquecer que nosso país possui os juros mais altos do planeta, o que torna esse financiamento muito caro.
Sobre financiamento, não podemos deixar de lembrar que existe um modelo de financiamento em que não se cobra “juros”, que é o Consórcio. Com ele pode-se comprar desde uma motocicleta de R$ 5.000,00 até um Helicóptero no valor de   R$ 3.000.000,00.
Por definição, Consórcio é uma grupo de pessoas que se cotizam para a aquisição de um bem. Existem as Administradoras de Consórcios, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil, desde 2009, e também os bancos que também atuam nesta área.
Esta modalidade não cobra juros, apenas uma taxa de administração que pode variar de 18 a 27%, e o fundo de reserva de 2% sobre o valor total do bem. No financiamento bancário paga-se 0,64% ao mês com juros compostos durante todo o período do financiamento.
Quase todos os bancos possuem o sistema de Consórcio, mas não tem muito interesse em sua divulgação uma vez que o financiamento bancário é muito mais lucrativo para o banco.
Como tudo na vida tem dois lados, o Consórcio também tem suas limitações em relação ao financiamento bancário. No consórcio, não podemos garantir que o interessado irá conseguir o capital de imediato. A contemplação do bem acontecerá dentro das regras do grupo de consórcio.
Nos consórcio administrados  pelos bancos, a contemplação ocorrerá apenas de duas formas principais, para quem ofertar o maior lance nas assembleias ou por sorteio.
Já as empresas especializadas na Administração de Consórcios, o Banco Central permite que elas contemplem mais pessoas por assembleia, desde que o grupo tenha saldo.
Assim sendo, as Administradoras criaram outras modalidade de lances, como 50 e 25% do valor do bem, chegando a ofertar, 04 a 05 prêmios mensais. Consulte uma dessas empresas para entender como funciona o sistema.
No primeiro momento, as Administradoras de Consórcio não exigem muita documentação para entrada em um grupo mas, na hora de receber bem, será exigida a comprovação de renda e a garantia será a alienação de um bem com o mesmo valor ou superior ao bem contemplado.
No sistema de Consórcio é possível a utilização do FGTS para dar o lance ou amortizar as prestações, respeitando as regras para a utilização do fundo.
Como a garantia do Consórcio é a alienação do bem, é possível a utilização do valor como Capital de Giro, oferecendo um bem qualquer como garantia.