Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de abril de 2014

Obras e Reformas II


Mas se a reforma for bem feita, observando uma tendência mundial de sustentabilidade, esse imóvel poderá gerar um incremento financeiro de até 40% sobre o valor investido. 
Essa tendência já aparece nas pesquisas de intensão de compra, hoje o comprador está dando valor ao “Ecologicamente Correto” como economia de energia e água, projetos que valorizem a luminosidade dos ambientes assim como a circulação de ar, a reutilização da água para regar o jardim, coleta de água da chuva, instalações para energia solar, utilização de materiais modernos nos pisos e revestimentos que oferecem facilidade na limpeza e baixo custo de manutenção, materiais de origem sustentável, pinturas e texturas em tons claros que dão maior amplitude e luminosidade aos ambientes, jardins que oferecem sombras estratégicas sobre o imóvel.
Outra informação importante é que a partir de 18 de abril de 2014 toda reforma em imóveis que altere ou comprometa a segurança da edificação ou seu entorno precisará ser submetida a análise de um profissional especializado, podendo ser construtora, incorporadora, projetista, engenheiro ou arquiteto.
Nos condomínios, após análise do parecer do especialista,  o síndico ou a administradora, poderão autorizar, com reservas ou até  mesmo proibir a reforma.
As normas técnicas que foram determinadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, visam evitar obras clandestinas que coloquem em risco a vida da população.
A nova norma esquematiza as etapas da obra e lista os requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade.
Ela pode ser adquirida na ABNT-RJ, Av. Treze de maio, 13/ 28º andar, tel. 21.3974.2344-45-00, pelo e-mail: atendimentorj@abnt.org.br, no Rio de Janeiro. Demais estados consulte: www.abnt.org.br/catalago, seu número   é 16.280/2014 e custa R$ 67,00.

Fonte: InfoMoney – Por Juliana A.L.da Silva

Colaborou: Layla FF – Eng Civil