Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

Obras e Reformas


É muito comum os clientes procurarem um imóvel antigo, mais barato para reformar posteriormente.  Porém nessa prática existem armadilhas que nem sempre são observadas pelo comprador e que podem gerar muita dor de cabeça.
Não precisamos dizer que o consumidor deverá observar se o local do imóvel enche em chuvas fortes. Não precisa esperar a enchente, basta pesquisar na vizinhança e analisar as condições das paredes externas do imóvel que fornecem pistas sobre o problema.
Devemos lembrar que qualquer imóvel com mais de 10 anos tende a ter problemas com as tubulações e parte elétrica.
Deve-se consultar o código de obras da região para saber   se o projeto que se tem em mente é possível de ser realizado naquele local.
A contratação de um engenheiro ou arquiteto é muito importante,  pois só ele poderá fazer um projeto completo dividindo a execução em etapas.
Faça o orçamento de cada etapa na época da execução pois os custos ficam defasados assim como os materiais de acabamento saem de moda ou surgem novidades.
Nesse orçamento deverá haver uma gordurinha para eventuais surpresas na execução do projeto ou até mesmos  melhorias no que foi acordado inicialmente.

Como a mão de obra no Brasil é um problema sério, é importante que o profissional, engenheiro ou arquiteto acompanhe a execução de cada etapa da obra, administrando o fluxo de pagamento dos serviços contratados.

Colaborou: Layla FF - Eng Civil