Pesquisar este blog

domingo, 21 de setembro de 2014

Financiamento Imobiliário

Após todas as negociações com o incorporador chega a hora de negociar o saldo com a instituição financeira.
De posse do valor e sua capacidade de pagamento mensal, semestral e anual, veja junto as instituições financeiras qual o melhor plano de pagamento, optando entre pagar menos juros no total, com parcelas maiores no início ou um pouco mais de juros porém de uma forma mais confortável por mês. Esse tipo de estudo é válido por tratar-se de financiamento de longo prazo.
Lembre-se de que quanto mais  tempo levar para pagar, mais juros irão incidir na compra, o mesmo raciocínio se aplica a atualização  monetária  do saldo devedor, também cresce com o aumento do prazo.
Basicamente são dois os sistemas de financiamento imobiliário no mercado hoje. A Tabela Price (sistema francês) e o SAC (Sistema de Amortização Constante).
No SAC paga-se menos juros com parcelas iniciais maiores e decrescentes. Na Tabela Price, paga-se mais juros com parcelas menores e constantes.
Em qualquer financiamento paga-se parte do capital (amortização da dívida), parte de juros e atualização monetária do saldo devedor.
Na Tabela Price, você paga a parte do capital (amortização) e  parte  dos juros o tempo todo ou seja, o total é dividido pelo numero de parcelas.
Enquanto que no SAC, você tem parcelas maiores no início, com amortizações maiores e quanto mais amortizada a dívida, menos se paga no final.
Esse sistema tem sido o preferido pelas instituições financeiras e pelos consumidores. Para as instituições financeiras, melhora o retorno do capital e para os  consumidores, se as parcelas iniciais couberem no orçamento, vai pagar menos no total (cerca de 10% do valor).
É importante pesquisar pois as instituições até mesmo estimulam financiamento  pelo sistema SAC, oferecendo condições diferenciadas para cada sistema. Veja qual a melhor opção para seu caso.  
O financiamento imobiliário é uma operação de longo prazo, por isso é  importante dedicar bastante atenção e carinho estudando todas as hipóteses. Veja as opções no “seu banco” e  também no banco concorrente, qual instituição oferece o melhor negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário